Avaliação para Dislexia
Uma Avaliação para Dislexia deve ser uma Avaliação Multidisciplinar, criteriosa e muito responsável, pois a partir dela é que serão tomadas todas as decisões sobre os melhores tratamentos indicados e as ações a serem tomadas pela escola e também pela família.
Indico os seguintes passos: Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Psicopedagógica e Avaliação Fonoaudiológica, todas integradas. Após a correção e apreciação dos testes aplicados, é feita uma discussão do caso pelas profissionais que avaliaram o paciente, quando se constata um caso ou não de Dislexia. Por último, é feita uma entrevista com os pais ou responsáveis do paciente, chamada Entrevista Devolutiva, onde se fornecem os resultados obtidos pela Avaliação Multidisciplinar, bem como um criterioso relatório, quais os tratamentos indicados para o caso e como serão conduzidos os trâmites para incluir a escola e os pais do paciente no processo de apoio ao escolar.
Somente com uma Avaliação Multidisciplinar criteriosa, pode-se abordar a dislexia com responsabilidade e com as adaptações que se fazem necessárias a cada caso.
É muito comum os profissionais da Equipe de Avaliação Multidisciplinar para Dislexia pedirem exames complementares durante a avaliação. Esses exames podem ser: Avaliação Oftalmológica, Avaliação Audiométrica e do Processamento Auditivo e Avaliação Neurológica, os quais ajudarão a fundamentar os dados obtidos na avaliação.
Etapas da Avaliação Multidisciplinar Para Dislexia
- 1 Entrevista inicial com os pais ou responsáveis
- 4 sessões com a Neuropsicóloga
- 3 sessões com a Psicopedagoga
- 2 sessões com a Fonoaudióloga
- 1 Entrevista devolutiva com os pais ou responsáveis na qual será dado o diagnóstico e serão feitos as Orientações e os Encaminhamentos necessários.
- 1 Entrevista devolutiva com a escola na qual será informado o diagnóstico e serão feitas as Orientações necessárias.
Quem pode fazer a Avaliação para Dislexia?
- Crianças
- Adolescentes
- Adultos
- Idosos