LEITURAS

Sou uma pessoa que gosta muito de ler. Nesta página, vou citar alguns livros que li e que recomendo a sua leitura. São leituras genéricas que podem ou não ter ligação com Psicologia e Neuropsicologia. Gosto muito de variar os temas que leio. Temos que ficar antenados com o que há de bom na literatura, não é mesmo? Afinal, a leitura nos transporta a outros parâmetros de pensamento, nos faz raciocinar sobre temas que antes não havíamos nos atentado e nos mantém cada vez mais cônscios .

Desejo a você boa leitura!

Espero que goste das minhas sugestões!

Livros:

Deixei um PDF para você ler o conteúdo. Fique à vontade!!!!!!

Clique para acessar o pdf-final.pdf

Não poderia deixar de citar aqui o meu livro recém saído da gráfica – A CASA DE DETENÇÃO DE SÃO PAULO – EU ESTIVE LÁ! – Você o encontra no site Clube de Autores e futuramente nas seguintes plataformas: Apple, Google Play, Amazon, Kobo, Americanas, Cultura, Mercado Livre, Estante Virtual e Submarino. O livro trata da minha trajetória profissional desde os tempos de estudante, quando fiz estágio na Casa de Detenção de São Paulo. Há relatos de histórias de detentos às vezes engraçadas, outras nem tanto, mas muito interessantes. Espero que goste da leitura!

1- SAPIENS – Yuval Noah Harari – Best Seller Internacional e primeiro lugar da revista VEJA para não-ficção há vários meses. Como diz na capa, este livro questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo. Mostra desde os primórdios dos tempos, como nossos ancestrais lidavam com os problemas e como encaramos e resolvemos os problemas atuais, entre outros assuntos muito relevantes. Imperdível!

2- 21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21 – Yuval Noah Harari – Best Seller Internacional – Este livro nos leva a pensar no papel da Inteligência Artificial (IA) no mundo e o futuro no qual ela substituirá os médicos, engenheiros e demais profissionais. Se Yuval estiver certo, estamos caminhando para um mundo onde só sobrará a Tecnologia da Informação (TI).

3- ESCRAVIDÃO – Laurentino Gomes – livro maravilhoso na minha opinião – com ele, entende-se a escravidão desde a antiguidade até agora – além disso, o autor descreve como começou a discriminação racial, a partir de estudos sobre o histórico dos navios negreiros, bem como sobre a escravidão e o extermínio de indígenas pelos colonizadores.

4-1808 – Laurentino Gomes – O autor nos leva aos tempos em que a Família Real veio ao Brasil, bem como seus costumes, fatos engraçados, principalmente ligados a D. João VI e efeitos da presença da corte portuguesa no país.

5- 1822 – Laurentino Gomes – Mostra um panorama de quando a Família Real deixou o Brasil, depenando os cofres, ouro e pedras preciosas – fala sobre um país deixado à deriva nas mãos de D. Pedro I – também nos mostra as situações que levaram à declaração de Independência do Brasil por parte de D. Pedro I.

6- 1889 – Laurentino Gomes – O livro traz um panorama da política brasileira entre a Proclamação da Independência e a Proclamação da República. Conforme o autor vai narrando os fatos, dá-se a compreensão da origem de alguns dos problemas atuais do Brasil, tais como a corrupção.

Notas: a) Escravidão terá mais dois volumes. Um vai ser lançado em 2020 e outro em 2021. b) 1808, 1822 e 1889, assim como Escravidão, também são alguns dos livros mais lidos na Veja, cada um à sua época.

7-HOLOCAUSTO BRASILEIRO – Daniela Arbek – Quem ainda não ouviu falar em hospício? Você sabia que os hospitais psiquiátricos do Brasil foram baseados em modelos prisionais? A autora pesquisou o Centro Hospitalar de Barbacena, em Minas Gerais, conhecido por Colônia e o comparou a um campo de concentração. Ótimo livro!

8- DARWIN SEM FRESCURA – Pirula (biólogo e fenômeno do Youtube) e Reinaldo José Lopes – Como diz a capa, o livro mostra como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade. Para as pessoas que gostam de Genética, este livro é muito interessante. Particularmente gostei do capítulo que fala sobre a homossexualidade. É uma visão super moderna, “saindo do forno” da genética e é surpreendente como a ciência a explica. Este também é um dos livros mais lidos na Veja.

9- ANJO DESGARRADO – Denise Bondan – O assunto deste livro é o Autismo (TEA). Foi escrito por uma mãe que conta a história do seu filho com TEA.

10- SIMONAL – Gustavo Alonso – Este livro nos mostra o panorama político das décadas de 60 e 70 no Brasil (anos de ditadura) e qual a sua influência na carreira de Wilson Simonal, que foi tido como delator. à época. O autor relata como o nome de Simonal “desapareceu” da música popular brasileira após os anos 70.

11- NEM SEMPRE É O QUE PARECE – Maria Eugênia Ianhez e Maria Angela Nico – Este livro, muito didático e claro mostra ao leitor, mesmo sendo leigo, os aspectos da DISLEXIA em vários campos. É uma leitura agradável que minhas amigas Angela e Maria Eugênia fizeram com muito amor e competência. Indico esta como a primeira leitura sobre o tema.

12- NO ARMÁRIO DO VATICANO – PODER, HIPOCRISIA E HOMOSSEXUALIDADE – por Frederic Martel– Sempre ouvimos falar sobre escândalos de pedofilia cometidos por clérigos, mas pouco ouvimos falar sobre punições. O poder da Igreja Católica é imensurável. Não há dúvida que há religiosos que fazem muito bem o seu papel e que nada teem a ver com esses assuntos. Porém, este livro nos mostra os protagonistas de casos de pedofilia, testemunhos de pessoas molestadas, o abafamento dos escândalos, o poder e a homossexualidade no Vaticano e ao redor do mundo. O autor percorreu o planeta para colher dados para sua pesquisa (que é o livro) dos temas citados, inclusive no Brasil. Recomendo que ao ler este livro, você faça um glossário de seu próprio uso, à medida que você for lendo o conteúdo, pois você poderá consultá-lo tantas vezes quanto precisar. Sem a especificação de cada palavra inusual no nosso idioma, a compreensão da leitura do livro ficará prejudicada, pois o autor usa palavras que não são de uso cotidiano, expressões em Inglês e Francês, principalmente relacionadas à hierarquia da Igreja Católica, bem como nomes de objetos, roupas e costumes dos religiosos. Demorei bastante para ler este livro, pois à cada consulta no Google e no meu glossário, tinha que voltar a ler a mesma frase para compreender qual o pensamento que o autor estava expressando e qual o sentido que ele queria dar. Confesso que tive vontade de desistir, pois às vezes dava a impressão de que não se saía do lugar. É algo mais ou menos como ler e pesquisar ao mesmo tempo! Mas persisti e não me arrependo! A leitura abriu para mim um universo totalmente desconhecido e deixou um gostinho de “quero mais”. Tenho certeza que você não se arrependerá de ler este livro!

13- CABUL NO INVERNO – VIDA SEM PAZ NO AFEGANISTÃO – por Ann Jones – este livro mostra a realidade das mulheres afegãs, oprimidas, subjugadas, violentadas e subtraídas de suas liberdades moral e física.

14- ESTAÇÃO CARANDIRU – DRAUZIO VARELLA – publicado já há alguns anos, Estação Carandiru retrata a realidade da AIDS nos presídios, além de histórias de detentos, a rebelião onde foram mortos 111 presos e a visão do maior presídio fechado do mundo aos olhos de um médico.

15- CARCEREIROS – DRAUZIO VARELLA – este livro mostra o outro lado quase nunca visto: a realidade dos carcereiros nos presídios.

16- PRISIONEIRAS – DRAUZIO VARELLA – Nos livros anteriores, o autor fala sobre presídios masculinos. Neste, fala sobre o presídio feminino e aborda temas como gravidez e parto durante a reclusão, filhos, maridos, namorados e companheiros, familiares, além da homossexualidade.

página em construção.